Às vésperas de celebrarmos os 127 anos de Emancipação Política de São Luís do Quitunde, um município criado pela Lei Estadual nº 15 de 16 de Maio de 1892, onde fora emancipado do município de Passo de Camaragibe, temos muito que comemorar. Sendo a primeira cidade projetada do Estado de Alagoas São Luís do Quitunde tem raízes históricas profundas, onde integram grandes personalidades desde seu fundador Joaquim Machado da Cunha Cavalcanti à Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda grande jurista, filósofo, matemático, advogado, sociólogo, magistrado e diplomata brasileiro. O município que comportou vários engenhos, tem até hoje uma das maiores produções de cana-de-açúcar do Estado de Alagoas, graças a Central Açucareira Santo Antônio.
Como padroeira tem Nossa Senhora da Conceição, que já era celebrada há 20 anos da Emancipação Política do município. A imagem da padroeira foi doada pela Comunidade Nossa Senhora do Ó em Ipioca, da qual ela fazia parte. A Origem do seu nome tem a primeira parte em homenagem ao Luís IX, rei da França e a segunda derivação de ‘condunda’, nome de um peixe existente nos rios quitundenses, que é de origem africana.
Hoje com a população de quase 35.000 habitantes, São Luís do Quitunde é governada pela odontóloga Fernanda Cavalcanti, e tem como principal fonte de renda o comércio e a produção açucareira. Nestes 127 anos temos de comemorar não só as grandes personalidades geradas no seio quitundense, mas também seu povo e sua gente que até os presentes dias permanece acolhedora.
O Município do interior de Alagoas consegue deixar marcas naqueles que o visitam e quando saem levam São Luís do Quitunde no coração.
Parabéns São Luís do Quitunde!